Suporte e Ajuda > O que é Educação a Distância?

1 - O que é educação a distância?

Educação a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno não estar fisicamente presente em um ambiente formal de aprendizagem. Ou seja, aluno e professor não precisam estar em um mesmo local ao mesmo tempo. O ensino a distância começou através de cursos por correspondência, que posteriormente migraram para o rádio e depois TV com os chamados Telecursos. Hoje, a internet também tem servido de suporte para a realização desses cursos, dando origem aos cursos online.

2 - Quais são as vantagens do ensino a distância?

O ensino a distância permite que o aluno estude no horário e local que lhe for mais adequado. Não há necessidade de deslocamento, custos com alimentação ou estada. Todos esses fatores permitem que o ensino a distância seja uma grande oportunidade para quem não possui tempo de estudar ou até mesmo para quem gostaria de realizar outro curso além daquele que realiza presencialmente.

3 - Qual é a metodologia de ensino?

Os cursos online da Cresça Brasil são realizados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Nele se encontram as telas com o conteúdo do curso e os ícones de acesso às ferramentas de aprendizagem (ferramentas que auxiliam o aluno durante o curso).

Além da plataforma online, o conteúdo do curso também pode ser disponibilizado em formato de livro eletrônico (E-book). O aluno deverá realizar o download do livro eletrônico na área do aluno.

Explore os seguintes tópicos e entenda melhor como funciona a Cresça Brasil:

O que é Educação a Distância?
Como funcionam os cursos da Cresça Brasil?
Como acessar os cursos online da Cresça Brasil?
Seja um Autor Cresça Brasil
Área do Aluno
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Avaliação final

Suporte e Ajuda > Como funcionam os cursos da Cresça Brasil?

1 - Quem pode realizar os cursos online da Cresça Brasil?

Os cursos online da Cresça Brasil podem ser realizados por todas as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos e que buscam melhor colocação e maior competitividade no mercado de trabalho.

2 - Os cursos online da Cresça Brasil são reconhecidos?

Somente os cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizantes necessitam de reconhecimento. Nossos cursos online, no entanto, são livres de atualização e qualificação. Curso livre, segundo a Lei nº 9.394, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

3 - Quais os requisitos básicos necessários em meu computador para a realização do curso online da Cresça Brasil?

Configuração mínima: Internet Explorer 9.0 ou Mozilla Firefox 5.0; Flash Player 10 ou superior; Banda 128 Kbps; Processador Pentium 4 – 2.0 GHz e Memória 512 Mb.

4 - Qual o prazo para realização do curso online da Cresça Brasil?

Após escolher o título de sua preferência, o aluno possui 30 dias para conclusão do curso.

Suporte e Ajuda > Como acessar os cursos online da Cresça Brasil?

1 - Como acessar os cursos online da Cresça Brasil após a compra?

Sempre que quiser acessar seu curso, basta você acessar o site www.crescabrasil.com.br e digitar seu e-mail e senha no campo Área do Cliente.

2 - Não consigo acessar meu curso online da Cresça Brasil, o que devo fazer?

1º - Certifique-se de que o acesso está sendo realizado através do mesmo site onde foi feito o cadastro.

2º - Verifique se seus dados estão sendo digitados corretamente.

3º - Verifique a forma como foi digitada a senha, se há letras maiúsculas.

4º - Verifique se a tecla CAPS LOCK está ativada.

3 - Esqueci meu e-mail, como devo proceder?

Se você esqueceu o e-mail com o qual se cadastrou em nosso sistema, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

4 - Esqueci minha senha, como devo proceder?

Caso tenha esquecido sua senha, acesse o site onde realizou a matrícula, clique no link ESQUECI MINHA SENHA e digite o e-mail cadastrado. Efetuado este procedimento, a senha será enviada para o e-mail com o qual você se cadastrou. Não se esqueça de verificar sua caixa de e-mails, inclusive os spans.

Suporte e Ajuda > Seja um Autor Cresça Brasil

1 - Como eu faço para ser um autor Cresça Brasil?

Após preencher o cadastro, nossa equipe responsável entrará em contato para explicar como é feita a contratação, qual a nossa proposta e esclarecer as suas dúvidas. Se houver interesse, você definirá o conteúdo programático do curso por meio do preenchimento do Plano de Projeto, o qual será submetido à avaliação do Departamento Pedagógico.

Após a aprovação, a Cresça Brasil te envia o contrato para validação. Você deverá assinar e enviar novamente à empresa.
A partir da data do contrato, são contados 30 dias (ou outro prazo pré-negociado) para a entrega total do conteúdo didático.

2 - Como o curso é produzido?

O autor envia o conteúdo do curso em linguagem textual, respeitando alguns critérios de formatação estabelecidos no Manual do Autor.

Esse conteúdo passa pelo Departamento Pedagógico, que auxiliará o autor a adequá-lo às metodologias específicas do e-learning. Em seguida, será feita a revisão ortográfica e, posteriormente, será encaminhado ao Departamento de Arte e Web Design, que transformam esse conteúdo textual em um curso EaD.

3 - Como são feitos os pagamentos?

O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira parcela é paga após a aprovação do conteúdo didático entregue pelo autor, quando é verificado se todos os requisitos dispostos no contrato e demais documentos entregues ao autor foram atendidos. Além disso, é verificado se a obra é original e se o conteúdo corresponde ao seu respectivo Plano de Projeto.

Já a segunda parcela é paga após a finalização dos trabalhos de adaptação da linguagem do conteúdo didático para o formato e-learning.

4 - O curso desenvolvido para a Cresça Brasil pode ser oferecido/ vendido para outras empresas de e-learning?

Não. O contrato entre o autor e a Cresça Brasil estabelece a exclusividade do projeto e da parceria entre ambos. Porém, o autor pode oferecer cursos diferentes dos produzidos com a Cresça Brasil para outras empresas.

5 - O nome do autor é divulgado com o curso?

Sim. Tanto o nome do autor como seu currículo será divulgado no site da Cresça Brasil e nos portais e-learning dos parceiros da empresa, junto aos cursos de sua autoria, promovendo assim seu trabalho e experiência em EaD.

Explore os seguintes tópicos e entenda melhor como funciona a Cresça Brasil:

O que é Educação a Distância?
Como funcionam os cursos da Cresça Brasil?
Como acessar os cursos online da Cresça Brasil?
Área do Aluno
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Avaliação final

Suporte e Ajuda > Área do Aluno

1 - Como funciona a Área do aluno?

Esta área é o espaço pessoal do aluno. Nela ele irá encontrar seus dados, seus recados, a lista dos cursos que está realizando, ícones de acesso aos cursos e download do material e-book. Para acessar a área do aluno, clique em Área do Cliente no site www.crescabrasil.com.br e informe seu e-mail e senha cadastrados.

2 - Para que serve o ícone PERFIL na área do aluno?

Clicando no ícone Perfil, você visualizará suas áreas de interesse, preferências e outras informações pessoais que poderão ser alteradas a qualquer momento. Estas informações são muito importantes para que possamos oferecer sempre produtos e serviços adequados às suas necessidades. Mantenha estes dados sempre atualizados.

3 - Para que serve o ícone CADASTRO na área do aluno?

No ícone Cadastro, você terá acesso aos seus dados pessoais, também podendo alterá-los a qualquer momento. Neste espaço, você também tem a opção de alterar a sua senha quando achar necessário. É muito importante que você mantenha seu cadastro e dados atualizados para participar das promoções realizadas pela Cresça Brasil e para que possamos entrar em contato com você caso seja necessário.

4 - Para que serve o ícone RECADOS na área do aluno?

O ícone Recados oferece as novidades e atualizações da Cresça Brasil. Atenção: Essa página não corresponde à página Mensagens do seu curso.

5 - Como visualizar meu histórico de cursos?

Na página inicial da área do cliente, você encontra seus cursos recentes. Caso queira visualizar todo seu histórico de cursos na Cresça Brasil, basta clicar em VER TODOS e filtrar por: EM ANDAMENTO, CONCLUÍDOS ou EXPIRADOS.

6 - Como realizar o download do conteúdo do curso em PDF?

Na página inicial da ÁREA DO CLIENTE, você encontra seus cursos recentes. Você poderá filtrar por: EM ANDAMENTO, CONCLUÍDOS ou EXPIRADOS. Selecione o curso que deseja realizar o download do conteúdo do curso em PDF e clique em DOWNLOAD DO E-BOOK. Após a conclusão do download, você deverá salvar este conteúdo em seu computador para consultas posteriores ou impressão.

7 - Como visualizar minhas matrículas pendentes?

Quando você não finaliza a sua matrícula em um dos cursos da Cresça Brasil, um ícone na área do aluno irá informar que você possui matrículas pendentes. Através deste ícone, você terá acesso à lista dessas matrículas, descobrirá o motivo pelo qual elas ainda não foram concluídas e terá a oportunidade de finalizá-las.

Suporte e Ajuda > Ambiente Virtual de Aprendizagem

1 - Como avançar e retroceder as páginas do curso?

Na parte inferior do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), você encontrará setas de navegação. Através delas você poderá avançar ou retroceder as páginas. Para esta mesma função, você poderá também utilizar as setas localizadas nas laterais da tela de conteúdo do curso.

Se você deseja ir direto para uma página específica do seu curso, basta clicar em “Páginas” e navegar pela barra de índice. As páginas em cor verde são aquelas que já foram visualizadas. A cor amarela indica a sua página atual e a cor branca/transparente é referente às páginas que ainda não foram visualizadas. Atenção! Para que você possa realizar a avaliação final é necessário que todas as páginas do curso sejam visualizadas.

2 - Como acessar as FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM?

O curso possui algumas FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM que vão lhe auxiliar durante a realização do curso. Elas estão localizadas no canto superior direito da tela, são elas: ATIVIDADES, BIBLIOTECA e ANOTAÇÕES.

3 - Como fazer ANOTAÇÕES no Ambiente Virtual?

Logo abaixo das FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM, você encontrará um campo em branco para realizar as suas ANOTAÇÕES. Não se esqueça de salvar a anotação depois de escrever. Para visualizar as anotações feitas em outras páginas ou unidades, basta clicar em VER TODAS.

4 - Para que serve as ATIVIDADES?

Através das ATIVIDADES, o aluno poderá acessar a qualquer momento as atividades propostas pelo autor do curso.

5 - Para que serve a BIBLIOTECA?

Na BIBLIOTECA, o aluno encontra além do MATERIAL DE APOIO (textos que complementam o conteúdo do curso), o GLOSSÁRIO (vocabulário explicando palavras pouco conhecidas) e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (fontes de onde o autor retirou as informações contidas no curso).

6 - Para que serve o CHAT?

O CHAT proporciona ao aluno a oportunidade de trocar o conhecimento conversando com outras pessoas que estejam realizando o mesmo curso e com o professor online responsável pelo conteúdo e tutoria do curso realizado. Ele está disponível apenas para os cursos com professor online.

7 - Para que serve o FÓRUM?

Com o FÓRUM, o aluno pode participar e postar comentários nas salas de discussão criadas pelo professor online do seu curso. Ele está disponível apenas para os cursos com professor online.

8 - Para que serve as MENSAGENS?

Através das MENSAGENS, o aluno tem a oportunidade de trocar informações e esclarecer suas dúvidas com o professor responsável pelo conteúdo e tutoria do curso. Ela está disponível apenas para os cursos com professor online.

9 - Como verifico o andamento do meu curso?

No canto inferior direito da página de navegação, você encontra um ícone que indica a porcentagem já realizada do seu curso. Para consultar mais detalhes sobre o andamento do curso, basta clicar em “Detalhes do andamento”.

10 - Como imprimir o material de apoio do curso?

Todo material de apoio fornecido para posteriores consultas fica disponível para download na ferramenta BIBLIOTECA durante o prazo de acesso ao curso. Após a conclusão do curso, não será mais possível realizar este download.

Suporte e Ajuda > Avaliação Final

1 - Como funciona a avaliação final?

Ao final do curso, você terá acesso à avaliação final. Para que você consiga realizar a avaliação final de seu curso, primeiramente você deverá realizar todos os exercícios propostos pelo autor. Esses exercícios realizados nas unidades não são utilizados para a avaliação do seu desempenho. Eles apenas servem como um treino para a avaliação final e, portanto, não influenciam na pontuação adquirida nesta última prova. A nota mínima exigida na avaliação final é de 70%.

2 - Meu curso travou e não consigo realizar a avaliação final.

Isto ocorreu porque provavelmente você “pulou” alguma tela ou então o curso foi atualizado pelo sistema enquanto você o realizava. Algum slide do curso não foi visualizado e por este motivo a avaliação final não está disponível. Por gentileza, faça o login com e-mail e senha cadastrados. Em seguida, clique em “Detalhes do andamento” para identificar o slide pendente do seu curso. Assim, o curso atingirá 100%, permitindo que você realize a avaliação final.